9 Motivos para você contratar uma empresa de consultoria empresarial

Charles Darwin, que nos brindou com a teoria da evolução natural das espécies tem uma frase que é repetidamente utilizada no ambiente empresarial: “Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas aquela que responde melhor às mudanças”.

Em nenhuma outra época as empresas foram tão pressionadas a mudar como na atual. O mercado muda a todo momento. Novas tecnologias surgem, regras regulatórias mudam e tem sempre um concorrente fazendo alguma coisa melhor ou de forma mais eficiente que a sua empresa. É por isso que Jack Welch, um dos maiores executivos de todos os tempos, que liderou a GE por mais de  20anos sempre dizia “Mude antes que seja necessário”.

A melhor forma de lidar com a mudança é abraçá-la  e  partir para a ação antes que o seu concorrente te obrigue a isso. Essa mudança tem que acontecer obrigatoriamente por duas vias: através de algum tipo de Inovação ou aumentando a eficiência dos processos atuais, o que leva a redução de custos ou ao aumento de produtividade.

Esse tipo de mudança pode ser feito com capital humano  da própria empresa ou, como muitas empresa optam por fazer, através da contratação de uma empresa de consultoria empresarial. Existem várias vantagens e benefícios nesta opção. Nós listamos aqui as principais:

1- Ajuda de um especialista

As empresas de consultoria empresarial tem em seu quadro profissionais qualificados que muitas vezes já viveram situações semelhantes em outras empresas e portanto conhecem as melhores práticas para solução dos problemas que as empresas enfrentam. É um atalho fácil para o know-how e o conhecimento especializado que um consultor possui

2- Velocidade de implementação

Pelas mesmas razões citadas no item anterior, uma empresa de consultoria empresarial, por já ter vivenciado situações semelhantes, vai direto ao ponto e que leva a menos tentativas e erros e dá mais velocidade ao processo de mudança

3- Falta de tempo dos gestores

Muitas empresas até tem o know-how para implementar as mudanças mas estão tão envolvidas com o dia a dia que falta tempo para dedicar em análise , planejamento e implementação de novas rotinas. É nesse momento que a empresa de consultoria empresarial assume o papel de conduzir as mudanças em linha com os objetivos dos gestores da empresa

4- A importância de uma segunda opinião

Muitas vezes, os gestores tem uma boa noção dos caminhos a serem trilhados mas às vezes falta a convicção e a certeza para seguir em frente no plano traçado. Nesse contexto, as empresas de consultoria empresarial podem ajudar no levantamento de dados e cenários, revisitando processos e revendo o entendimento da dinâmica de mercado para chegar no melhor plano a ser implementado.

5- Alguém para tomar as decisões difíceis

É comum alguns gestores já terem ideia das principais decisões que precisam ser tomadas. Algumas decisões podem ser difíceis de serem tomadas tais como: demissão de funcionários, reestruturação de cargos e funções, eliminação de produtos, alteração nas regras de remuneração e comissionamento da equipe e outras. Uma consultoria empresarial pode dar consistência a essas decisões e até mesmo evitá-las, se possível, através do desenho de alternativas viáveis empresarialmente.

6- Custo

O custo de contratação de uma empresa de consultoria empresarial é muitas vezes mais vantajoso do que contratar um novo funcionário ou usar um já existente. Dependendo do escopo contratado e das horas de dedicação da empresa de consultoria, as empresas podem ter acesso a um know-how de forma contínua por uma fração do custo de um funcionário dedicado.

7- Novas perspectivas para problemas antigos

É impressionante a capacidade das empresas conviverem com problemas antigos, adiando a sua solução ou até mesmo sem saber como lidar com ele. Uma empresa de consultoria empresarial tem a perspectiva de problemas semelhantes em outras empresas de outro segmentos e pode trazer insights novos sobre como resolver dores antigas.

8- Mudança de cultura

A entrada de uma empresa de consultoria empresarial pode ser um catalisador de mudanças comportamentais. O simples fato de se revisitar processos, estabelecer e acompanhar métricas de desempenho e o esforço tangível em melhorar e projetar o futuro geram no time de colaboradores um sentimento positivo e um engajamento favorável às mudanças. Esse é um resultado que não tem preço

9- Planejar o futuro

O general Einsenhower, que foi presidente dos Estados Unidos durante a guerra fria,  dizia que “ao se preparar para uma batalha, eu sempre descobri que os planos são inúteis, mas o processo de planejamento é indispensável” . Mesmo sabendo que é impossível antecipar o futuro, ter um plano é fundamental para você saber o que fazer hoje. E é nesse contexto que o planejamento estratégico é fundamental. As empresas de consultoria empresarial tem uma metodologia própria de construir um processo de planejamento bem feito, para que as empresas saibam onde querem chegar e quais as ações de curto, médio e longo prazo devem ser implementadas para garantir o sucesso do plano.



Author: Marcelo Mota
Diretor Comercial de Negócios Digitais do grupo Diários Associados

Deixe uma resposta